Pages

terça-feira, 1 de julho de 2008

4

Contato...

Eu cheguei a achar absurdo, ou quase inconcebível, o fato de alguém atualmente não ter orkut ou não usar o Messenger. Contato fácil, novas pessoas a conhecer, e uma série de outros recursos que supostamente facilitam a vida social. Entretanto, ultimamente tenho revisto meus conceitos.

Já cheguei a pensar que os programas de conversação on line funcionassem como desinibidores, mas o efeito acaba por ser contrário. As pessoas terminam por se enclausurar mais ao optarem pelas conversas internéticas, onde podem sentir-se mais confiantes, pensar mais no que vão dizer e criar um estereótipo idealizado adequado ao destinatário, desabituando-se do improviso inerente às conversas verbais. O cômodo vezo de levar conversas paralelas ao mesmo tempo enquanto exibem as fotos que melhor agradam aos olhos, em vez de titubearem durante um eventual cumprimento...

Ultimamente, falar no msn tem me dado agonia... Conversar com algumas pessoas que nunca vi, gostar do papo, mas ter que limitar-me a imaginar tudo o que uma tela de computador não pode transparecer, e não poder impedir a fluência da pretensão que formula teorias a agir em meu favor.
O bom mesmo é gaguejar, rir inoportunamente, fazer ironias impensadas, ficar envergonhado, esquecer o que ia falar, atentar às expressões faciais da outra pessoa, sentir o cheiro das palavras, diferenciar timbres e entender pensamentos...

Talvez eu esteja passando por um momento de bancar o misantropo virtual(ou não). Um dia ou um mês "fora de circulação", não sei... Enquanto isso, por favor, sejam pacientes com minhas generalizações e oscilações!

4 comentário(s):